https://concretoeconstrucoes.org.br/index.php/revista/issue/feedCONCRETO & Construções - ISSN 1809-71972025-12-09T19:51:49+00:00Fábio Luís Pedroso (MTB 41.728)fabio@ibracon.org.brOpen Journal Systems<p>A revista CONCRETO & Construções é veículo de divulgação tecnológica, científica e informativa de assuntos sobre o concreto e seus sistemas construtivos.</p> <p>A Revista publica trimestralmente artigos científicos de autores nacionais e estrangeiros, em português, inglês e espanhol, que passam pela revisão por pares, claramente identificados pelo DOI, que formam seu Caderno Científico.</p> <p>Além disso, o periódico publica, em cada edição, artigos técnicos escritos por experientes profissionais do setor, bem como reportagens sobre temas emergentes na cadeia de valor do concreto.</p> <p>Com distribuição impressa nacional dirigida e acesso gratuito na Web, a Revista é voltada aos pesquisadores e professores dos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia civil e áreas afins, bem como aos profissionais dos segmentos de materiais, peças e componentes para construção, projetos de engenharia, execução de obras, controle de qualidade, serviços e equipamentos para construção.</p> <hr /> <h2 style="margin-top: 30px;">Dados Técnicos</h2> <p><strong>ISSN: 1809-7197</strong></p> <p><strong>Editor responsável:</strong>Prof. Enio Pazini Figueiredo (UFG)</p> <p><strong>Editor gerente: </strong>jornalista Fábio Luís Pedroso (MTB 41.728)</p> <p><strong>Idioma: </strong>Português, Inglês e Espanhol</p> <p><strong>Periodicidade:</strong> Trimestral<br /><strong>Formato:</strong> 21cm x 28cm<br /><strong>Páginas:</strong> 100 (média)<br /><strong>Papel:</strong> couche 90gr<br /><strong>Capa:</strong> couche 180gr (plastificada)<br /><strong>Acabamento:</strong> Lombada quadrada<br /><strong>Tiragem:</strong> 2500 exemplares impressos<br /><strong>Distribuição</strong>: circulação nacional controlada</p> <p> </p> <hr /> <h2 style="margin-top: 30px;">Google Scholar</h2> <p><a title="Google Scholar" href="https://scholar.google.com/citations?user=wGoIQbcAAAAJ&hl=pt-BR" target="_blank" rel="noopener">Acessar as Citações do Google Scholar</a></p>https://concretoeconstrucoes.org.br/index.php/revista/article/view/237PUC - Pavimento Urbano de Concreto como Solução Técnica e Sustentável em Loteamentos: O Caso do Smart Urba Vila Profeta2025-11-24T17:11:20+00:00Fabio Pedrosofabio@ibracon.org.brEduardo Tartuceeduardo@mixdesign.com.brAlvaro Barbosaalvaro@abesc.org.br<p>O artigo apresenta a experiência do empreendimento Smart Urba Vila Profeta, em Campinas-SP, com a adoção do pavimento urbano de concreto (PUC). O projeto contemplou 5,9 km de vias internas com placas modulares de concreto reforçadas com macrofibras, priorizando durabilidade, baixo custo de manutenção, conforto térmico e desempenho ambiental. A solução seguiu referências normativas nacionais e internacionais, incluindo a NBR 16416 e o ACI 330R, e envolveu parcerias técnicas com a ABCP, ABESC e empresas locais. Os resultados indicam potencial de replicabilidade da solução em loteamentos sustentáveis em todo o país.</p>2025-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 CONCRETO & Construções - ISSN 1809-7197https://concretoeconstrucoes.org.br/index.php/revista/article/view/250Dimensionamento de pavimentos de concreto reforçado com fibras – PCRF2025-10-08T16:56:40+00:00Fabio Pedrosofabio@ibracon.org.brMarco Antonio Carniomac@evenengenharia.com.br<p>O artigo apresenta o dimensionamento de pavimentos de concreto reforçado com fibras (PCRF), considerando a análise plástica pelo método das charneiras plásticas (Yield Line) e os procedimentos da norma brasileira ABNT NBR 16935 (2021) e da ABNT NBR PR 1011 (2021). São descritos os elementos que compõem a estrutura do pavimento, as propriedades do concreto simples e do concreto reforçado com fibras (CRF), bem como os esforços solicitantes e o modelo de análise estrutural. O dimensionamento no Estado Limite Último (ELU) é abordado a partir da definição dos momentos solicitantes e resistentes, enquanto as verificações no Estado Limite de Serviço (ELS) contemplam a fadiga e os deslocamentos verticais. O trabalho consolida critérios normativos e fundamentos teóricos aplicáveis ao projeto de pavimentos de CRF, destacando o papel das fibras na garantia de ductilidade, segurança e durabilidade.</p>2025-12-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 CONCRETO & Construções - ISSN 1809-7197https://concretoeconstrucoes.org.br/index.php/revista/article/view/247COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS E WHITETOPPING: ESTRATÉGIA PARA REABILITAÇÃO DE PAVIMENTOS URBANOS2025-11-26T20:37:33+00:00PEDRO MATIAZZI DA SILVAeng.pedro@concreart.net.brHINOEL Z. EHRENBRINGHZAMIS@unisinos.brBERNARDO F TUTIKIANBFTUTIKIAN@unisinos.br<p>Este artigo analisa os desafios e as perspectivas do uso de compósitos cimentícios em recapeamentos de pavimentos urbanos, como alternativa ao concreto asfáltico (CA) e ao whitetopping. O estudo destaca as limitações do CA, como baixa durabilidade e altos custos de manutenção, e apresenta o whitetopping como uma solução mais resistente, porém com restrições quanto à espessura mínima e aderência. Nesse contexto, os compósitos cimentícios reforçados com fibras, em especial o ECC (Engineered Cementitious Composites), surgem como alternativa técnica promissora, devido à alta ductilidade, resistência à fissuração e possibilidade de aplicação em espessuras reduzidas. No entanto, aspectos como custo, trabalhabilidade e disponibilidade de matérias-primas ainda representam entraves à sua difusão. O trabalho aponta a necessidade de desenvolvimento de compósitos intermediários, com desempenho satisfatório e viabilidade econômica, capazes de atender às demandas da infraestrutura urbana brasileira de forma eficiente e duradoura.</p>2025-12-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 CONCRETO & Construções - ISSN 1809-7197https://concretoeconstrucoes.org.br/index.php/revista/article/view/259NOVAS TENDÊNCIAS PARA PAVIMENTAÇÃO – PLACAS PEQUENAS EM CONCRETO COM MENOR TENSÃO DE REAÇÃO DO SOLO2025-11-11T21:16:39+00:00Fabio Pedrosofabio@ibracon.org.br<p>As crescentes tendências de pavimentação — sejam elas privadas, públicas ou concessionadas — buscam cada vez mais o uso de materiais que garantam maior durabilidade, segurança, facilidade de manutenção e menor custo, além de serem ambientalmente mais eficientes quando comparados aos sistemas tradicionais. Esse cenário impulsiona o desenvolvimento de alternativas baseadas em diferentes tipos de materiais.</p> <p>Entre essas alternativas, destacam-se as pavimentações em concreto, já consolidadas por seu desempenho. Uma variação de interesse tem sido a execução de grandes áreas contínuas formadas por placas de concreto moldadas de uma só vez, com maior número de juntas de indução — as chamadas placas pequenas ou pavimentos com menor espaçamento entre juntas —, prática já contemplada em normas de construção de diversos países.</p> <p>Este trabalho, além de apresentar dados internacionais, documenta trechos executados e analisa seu desempenho, incluindo comparativos de custo em relação a soluções tradicionais, considerando as mesmas condições de exigência e métodos de instalação.</p> <p>Dessa forma, estabelece-se um registro formal desse sistema e de seu comportamento, contribuindo para pesquisas futuras, aprimoramentos técnicos e avaliação de sua viabilidade econômica em um contexto de recursos cada vez mais limitados.</p>2025-12-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 CONCRETO & Construções - ISSN 1809-7197https://concretoeconstrucoes.org.br/index.php/revista/article/view/249Desempenho de Pavimentos concreto reforçado com fibras: Análise da Transferência de Carga com Métodos Não Destrutivos2025-11-18T19:31:51+00:00Nadia Cazarimnadiacazarim@yahoo.com.brGiovanni Teodoro de Castro giovannicastro147@gmail.comMarco Antonio Carniomac@puc-campinas.edu.brAna Beatriz da Silva Santos ana.bss2@puccampinas.edu.br<p>Este trabalho avalia o desempenho estrutural de um pavimento experimental de concreto de cimento Portland, com foco na eficiência de transferência de carga (LTE) entre placas. Utilizando o equipamento Falling Weight Deflectometer (FWD), foram aplicadas cargas dinâmicas para simular o tráfego e medir deflexões superficiais. A LTE foi calculada com base na razão entre deflexões em placas carregadas e não carregadas, considerando variações térmicas e presença de fissuras. Os resultados indicam LTE superior a 80% em todas as placas, com destaque para o valor mais baixo (83,8%) entre placas com fissura leve. O estudo também analisou propriedades mecânicas do concreto e o Índice de Condição do Pavimento (ICP), que foi classificado como excelente. Pavimentos de concreto reforçado com fibras (CRF) mostraram-se promissores para vias de baixo e médio tráfego, mesmo sem barras de transferência, desde que as fibras sejam utilizadas em teores adequados.</p>2025-12-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 CONCRETO & Construções - ISSN 1809-7197https://concretoeconstrucoes.org.br/index.php/revista/article/view/257Evolução dos Métodos de Classificação de Pavimentos Aeroportuários: Do Sistema ACN/PCN ao ACR/PCR2025-11-18T19:35:24+00:00Thiago Fioravantithiago@lpe.eng.br<p>O método de classificação de pavimentos aeroportuários é essencial para garantir a compatibilidade entre aeronaves e pistas, preservando a integridade estrutural e a segurança operacional. Durante décadas, o sistema <strong>ACN/PCN (Aircraft Classification Number/Pavement Classification Number)</strong>, proposto pela <strong>Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO)</strong> em 1983, foi amplamente adotado em todo o mundo. Entretanto, com o avanço das técnicas de modelagem numérica, dos métodos mecanicistas e da caracterização de materiais, verificou-se que o modelo ACN/PCN apresentava limitações, especialmente quanto à representatividade real das tensões e deformações nas camadas do pavimento. Em resposta, a <strong>ICAO</strong> introduziu em 2020 o novo método <strong>ACR/PCR (Aircraft Classification Rating/Pavement Classification Rating)</strong>, que reformula o conceito de capacidade estrutural com base em análises computacionais multicamadas e critérios de fadiga e deformação permanentes. Este artigo discute a evolução conceitual entre os dois sistemas, descreve suas bases teóricas e apresenta um comparativo técnico que evidencia as vantagens do novo modelo no contexto atual da engenharia aeroportuária.</p>2025-12-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 CONCRETO & Construções - ISSN 1809-7197