Confiabilidade de Lajes de Edifício em Alvenaria Estrutural na Ocorrência de Remoção de uma Parede

Autores

  • Túlio Raunyr Cândido Felipe Marinha do Brasil
  • André Teófilo Beck Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo
  • Laís Moraes Teixeira Diretoria de Obras Civis da Marinha, Marinha do Brasil
  • Ítalo Gusmão Silva Diretoria de Obras Civis da Marinha, Marinha do Brasil
  • Hugo Leonardo Ribeiro Baptista de Souza Diretoria de Obras Civis da Marinha, Marinha do Brasil
  • William Macedo Koeller Diretoria de Obras Civis da Marinha, Marinha do Brasil
  • Rafael Nunes do Nascimento Diretoria de Obras Civis da Marinha, Marinha do Brasil
  • José Costa dos Santos Diretoria de Obras Civis da Marinha, Marinha do Brasil

Palavras-chave:

alvenaria estrutural, análise probabilística, confiabilidade estrutural, danos acidentais.

Resumo

Normalmente, os engenheiros adotam como condição de contorno para dimensionamento de edifícios em alvenaria estrutural, lajes simplesmente apoiadas. Esta hipótese é válida, uma vez que os vãos das lajes são pequenos, implicando em baixos momentos fletores nas suas bordas. Todavia, a remoção de paredes para aumentar ambientes ou a retirada de paredes por falta de conhecimento dos usuários sem a autorização do responsável técnico pelo projeto, ou de um engenheiro civil com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica, aumenta a probabilidade de ocorrência de danos acidentais com graves consequências para a estrutura do edifício. Portanto, surge uma grande preocupação a respeito da ocorrência deste problema, o qual envolve riscos à vida humana, assim como prejuízos financeiros à sociedade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia para mensurar a probabilidade de falha de lajes na ocorrência de remoção de uma parede.

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Publicado

2024-08-01