Processo de Avaliação pelos Pares

Para garantir um padrão no processo de avaliação dos artigos submetidos à revista CONCRETO & Construções, estabeleceu-se critérios para orientar os avaliadores na elaboração do parecer do artigo.

O corpo editorial da revista CONCRETO & Construções recomenda que os seguintes itens sejam examinados: a estrutura do artigo, a qualidade da redação do texto, a qualidade técnica do trabalho, a relevância do tema e a consistência dos resultados apresentados.

Estrutura
A organização dos tópicos do trabalho deve conter: apresentação e contextualização do assunto; objetivo do artigo; descrição do objeto do trabalho (metodologia de pesquisa, processo construtivo, processo de reforço/reabilitação, projeto e execução de obra etc.);  apresentação e discussão dos resultados; conclusão ou considerações finais.

Redação
Atentar para a clareza do texto, sua correção ortográfica e gramatical. Substituir termos comerciais de produtos por termos técnicos correlatos.

Qualidade técnica
Analisar o artigo quanto: ao emprego correto dos conceitos abordados e de suas relações; à adequada profundidade dos conteúdos, tendo em vista se tratar de um artigo de divulgação do conhecimento; à forma apropriada de exposição de dados e imagens, citando suas fontes e atentando para sua legibilidade/compreensibilidade; à correta forma de citação e de referenciação, segundo as normas da ABNT e correlatas (Acesse a "Template" e "Diretrizes para Autores").

Relevância
Avalie se o assunto tratado no artigo está associado com problemas importantes relacionados à tecnologia do concreto e às estruturas de concreto, como, por exemplo: a metodologia é nova, extensão de métodos existentes ou repetição de métodos conhecidos? os resultados obtidos no trabalho são novos, fazem uma confirmação valiosa, são repetições de resultados já conhecidos ou são irrelevantes?

Consistência dos resultados
Atente para a consistência entre os resultados obtidos no trabalho, a metodologia usada e as interpretações feitas nas discussões dos resultados, atentando para evitar omissões importantes.