Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A CONCRETO & Construções é um periódico informativo e técnico-científico do Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON, associação técnica de defesa e valorização da engenharia civil, sem fins lucrativos, cujo propósito é divulgar conhecimentos, normas, práticas exemplares e informações sobre o concreto.
São aceitos para publicação textos sobre assuntos e aspectos variados relacionados à tecnologia do concreto e às estruturas de concreto (Acesse “Regulamento” da Revista), no formato de artigos técnico-científicos (Acesse “Diretrizes para Autores” e “Template” de artigos).

Políticas de Seção

Editorial/Coluna Institucional

    Diretores

   

Converse com o IBRACON

 Submissões abertas

   

Encontros e Notícias

 Submissões abertas

 

 

Personalidade Entrevistada

 Comitê Editorial

   

Mercado Nacional

 Submissões abertas

   

Mantenedor

 Submissões abertas aos associados

   

Entidades da Cadeia

 Submissões abertas às entidades da construção

   

Acontece nas Regionais

 Submissões abertas aos diretores regionais

   

Estruturas em detalhes

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Pesquisa e Desenvolvimento

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Obras emblemáticas

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Capacitação profissional e ensino de engenharia

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Inspeção e manutenção

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Normalização técnica

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Industrialização da construção

 Submissões abertas

 Indexado

 Avaliado pelos pares

Congresso Brasileiro do Concreto

 Comitê Editorial

 

 Avaliado pelos pares

Reportagens especiais

 Comitê Editorial

 

 Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação por Pares

Para garantir um padrão no processo de avaliação dos artigos submetidos à revista CONCRETO & Construções, estabeleceu-se critérios para orientar os avaliadores na elaboração do parecer do artigo.
O corpo editorial da revista CONCRETO & Construções recomenda que os seguintes itens sejam examinados: a estrutura do artigo, a qualidade da redação do texto, a qualidade técnica do trabalho, a relevância do tema e a consistência dos resultados apresentados.

Quanto à estrutura, pede-se que se observe a lógica organização dos tópicos do trabalho, devendo conter apresentação e contextualização do assunto, descrição do objeto tratado (método de pesquisa, técnicas executivas aplicadas etc.) e apresentação e discussão dos resultados. Quanto à redação, faz-se necessário atentar para a clareza do texto, a ortográfica e a correção gramatical. Quanto à qualidade técnica, deve-se proceder à análise do emprego correto dos conceitos abordados, da adequada profundidade dos conteúdos, da forma apropriada de exposição de dados e imagens, da devida citação de referências fundamentais para o tema e das contribuições para o conhecimento. Quanto à relevância, requer-se que se verifique o vínculo com problemas importantes relacionados à tecnologia do concreto e às estruturas de concreto.

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

A CONCRETO & Construções oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. No entanto, a Revista se reserva a disponibilizar este conteúdo três meses após seu lançamento, como forma de privilegiar os associados ao Instituto Brasileiro do Concreto.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Revisão por pares

Os artigos submetidos à revista CONCRETO & Construções são avaliados em sistema "cego simples" (single blind peer review). Cabe ao editor realizar uma avaliação prévia (first screen) para verificar a pertinência do assunto e o atendimento às diretrizes editoriais da Revista. Sendo aceito nesta etapa, o artigo é distribuído a, pelo menos, dois avaliadores. Para garantir um padrão nesse processo de avaliação, o corpo editorial elaborou um formulário contendo recomendações que orientam os avaliadores na elaboração do parecer sobre o artigo. Após registro dos pareceres por parte dos avaliadores, os editores encaminham os artigos aos autores, de acordo com as recomendações dadas pelos pares e sem a identificação dos mesmos (Acesse “Processo” e “Regulamento” para mais detalhes).

Essas recomendações abrangem o exame dos seguintes itens: a estrutura do artigo, a qualidade da redação do texto, a qualidade técnica e científica do trabalho, a relevância do tema e a consistência dos resultados apresentados.

Condições Gerais para Submissão

Taxas de Processamento de Artigos (APCs)

A CONCRETO & Construções adota a política de não cobrar taxas em qualquer etapa do processo editorial, desde o envio até a publicação, sendo o custo do processo editorial de responsabilidade da Revista, além da manutenção da distribuição e acesso irrestrito aos documentos publicados por ela.

Políticas de Direitos Autorais e de Acesso Aberto

Direitos Autorais e Licenciamento
A CONCRETO & Construções continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Declaração de Direitos Autorais (Veja em “Submissões”). A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo desde que citada a fonte.

Políticas de Acesso Aberto e publicação em Repositórios
A CONCRETO & Construções fornece acesso aberto ao seu conteúdo, em consonância com o princípio de que a disponibilização da informação e do conhecimento gratuitamente ao público apoia uma maior troca global de conhecimento.

Critérios de Autoria, Conflitos de Interesse e Reclamações

Autoria e Contribuição dos autores
Além de ser responsável pelas partes do trabalho que ele fez, o autor deve ser capaz de identificar quais coautores são responsáveis por outras partes específicas do trabalho. Além disso, os autores devem ter confiança na integridade das contribuições de seus coautores. A Revista inclui apenas um autor correspondente por artigo.

Procedimentos para Reclamações
Estamos abertos às reclamações sobre políticas, procedimentos ou ações da equipe editorial, pois elas oferecem uma oportunidade e um estímulo à melhoria, e nosso objetivo é responder de forma rápida, educada e construtiva.

A melhor maneira de nos contatar é por e-mail (Acesse “Contato”).

Anti-plágio

A CONCRETO & Construções segue as orientações do Comitê de Ética em Publicações (COPE).
O plágio é definido como o uso não reconhecido do trabalho de outras pessoas como se este fosse seu próprio trabalho original.

Exemplos de plágio:
• Copiando e colando da Internet e postando em outro lugar sem a citação adequada.
• Colocando seu nome no ensaio ou projeto de outra pessoa.
• Copiando texto exato do texto de outra pessoa.
• Usando a foto, diagrama, tabelas, sons ou ideias de outra pessoa sem a citação adequada.
• Apresentar pesquisas com suas próprias palavras, sem fornecer referências
• Adquirir o texto de outra pessoa e usá-lo como seu.
• Apresentar ideias no mesmo formato e ordem da sua fonte de pesquisa.
Ao enviar trabalho para publicação nesta Revista, o(s) autor(es) certifica(m) que:
• Estamos plenamente conscientes de que o plágio está errado.
• Sabemos que plágio é o uso da ideia ou obra publicada de outra pessoa e fingir que é próprio.
• Declaramos que cada contribuição para o seu projeto a partir de trabalhos de outras pessoas, trabalhos publicados ou fontes não publicadas foi reconhecida e a fonte de informação mencionada.
• Certificamos que somos os únicos responsáveis por qualquer referência incompleta que possa permanecer em nosso trabalho.
Declaração anti-plágio:
Eu li e entendi a política da CONCRETO & Construções sobre plágio. Declaro que este manuscrito é o resultado de meu próprio trabalho independente e que em todos os casos o material do trabalho de terceiros (em livros, artigos, ensaios, dissertações e na Internet) é reconhecido em citações e as paráfrases estão claramente indicadas. Nenhum outro material além do listado foi usado. Este trabalho escrito ainda não foi publicado.
Dicas para evitar o plágio:
• Aprenda as expectativas de citação para cada curso.
• Ao fazer anotações para um trabalho, não deixe de citar fontes, para não se confundir mais tarde.
• Quando você pesquisa on-line, não deixe de encontrar a fonte original das informações, pois é possível que os sites plagiem.
• Se você estiver realmente preocupado, pergunte ao seu professor/chefe se você pode enviar um rascunho para que ele possa verificar suas citações.
• Em caso de dúvida, os autores devem citar. É melhor ter muitas citações do que poucas.

Declaração de Privacidade

(texto será fornecido);