Avaliação da autocicatrização de fissura em concreto com aditivo autocicatrizante

Autores

  • Rafaela Sebben Eckhardt
  • Felipe Pacheco
  • Guilherme Cardoso Hickel
  • João Roberto Mendes
  • Lucas dos Santos de Souza

Palavras-chave:

Concreto, cristalização, autocicatrização, impermeabilização, durabilidade

Resumo

Buscando-se uma maior durabilidade das estruturas de concreto, principalmente daquelas expostas à umidade, tem-se utilizado em larga escala o aditivo redutor de permeabilidade por cristalização capilar integral autocicatrizante, para reduzir manutenção das estruturas e, consequentemente, mitigar consumo de material, seja em reparo ou em demolição e nova construção, reduzindo a pegada de carbono da edificação, sendo esta umas das principais metas atuais para as empresas do ramo.

O concreto aditivado apresenta baixa permeabilidade e autocicatriza fissuras passivas de até 0,5 mm, bloqueando a entrada de agentes deletérios no interior do concreto, aumentando sua vida útil.

Neste estudo foi monitorado o fluxo d’água passante em amostras de concreto fissuradas com 0,45 e 0,2 mm, com e sem o aditivo autocicatrizante, submetidas à pressão de água de 4 m.c.a. Os resultados apontaram a redução da permeabilidade e o selamento das fissuras ao longo do período de ativação, nas amostras com o aditivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-09-30