Novas tecnologias usadas no acabamento do concreto de estacas – técnicas de arrasamento

Autores

  • Abrahão Bernardo Rohden Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • João Victor Fedumenti Damásio

Palavras-chave:

arrasamento de estacas, fundações, engenharia civil

Resumo

O arrasamento de estacas de concreto do tipo hélice contínua é uma atividade realizada após a execução das estacas e antes da construção dos blocos de fundação. Este serviço a qualidade e produtividade deste serviço e especialmente importante em obras com elevado número de estacas. Existem diferentes métodos de arrasamento de estacas sendo utilizados dentre eles o uso do martelo demolidor, uso de ferramenta esmagadora e o enfraquecimento da seção, que enfraquece o concreto. O objetivo deste trabalho foi apresentar três métodos diferentes para o arrasamento de estacas, comparando custos e produtividade dos mesmos. Para isso realizou-se um estudo em uma obra no qual avaliou-se os procedimentos, a produtividade os custos e dificuldades práticas de cada método de arrasamento em estacas de diferentes tamanhos. Os resultados indicaram que o método de enfraquecimento da seção, combinado ao martelo demolidor para ajustes, é uma solução vantajosa por aliar segurança, economia e bom desempenho. A pesquisa reforça a importância de adaptar a escolha dos métodos às condições específicas do projeto, bem como a busca por inovação para aumentar a produtividade e reduzir custos no setor da construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABEF - Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia. Manual de execução de fundações: práticas recomendadas. São Paulo, 2022.

ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Fundações: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 2022.

LOTURCO, Bruno. Produtividade na Construção Civil: o que é e como medir. Disponível em: https://www.sienge.com.br/blog/produtividade-na-construcao-civil/. Acesso em: 30 de set. de 2024.

NAKAJIMA, Jorge; ARAKAWA MARTINS, Larissa. Manual de Boas Práticas - Montagem das Armaduras de Estruturas de Concreto Armado. Volume 2. São Paulo: França e Associados Projetos Estruturais, 2022.

Publicado

2025-03-21