INFRAESTRUTURA: SUSTENTABILIDADE EM RODOVIAS: QUANTIFICAÇÃO DAS EMISSÕES DE CO2 NA PRC 280, UMA OBRA DE INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA RESTAURADA COM A SOLUÇÃO DE PAVIMENTO DE CONCRETO - WHITETOPPING
Palavras-chave:
pavimento, ecoeficiência, sustentabilidade, ACVResumo
Este estudo visa a comparação de desempenho ambiental e econômico de pavimentos Rígido (concreto) e Semi rígido (camada de asfalto com incremento de cimento na Base), por meio do método da Análise de Ecoeficiência®. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto DER PR, Votorantim Cimentos e contou com a apuração de das emissões de CO2 pela FGV IBRE através de metodologia definida e performance de pavimento aferida via tecnologia inovadora FALKORR realizado pela RoadRunner em trecho com extensão de 45km na PRC280 entre os municípios de Palmas e Clevelândia no estado do Paraná. Busca comparar o desempenho ambiental das alternativas de pavimentação para restauração em Flexível e em Concreto (Whitetopping). No que se refere às razões pretendidas para o estudo, este foi desenvolvido com vistas a suportar a escolha a respeito de qual a melhor opção, do ponto de vista do balanço ambiental em termos de emissões de CO2, uma vez que a análise econômica já havia sido devidamente considerada, para construir e manter uma estrada ao longo dos anos de operação, nas mesmas condições definidas de contorno para 20 anos.
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Referências
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