O Concreto e a Arquitetura de Niemeyer em Brasília

Autores

  • Leonardo Inojosa UnB
  • Márcio Buzar UnB
  • João Pantoja UnB

Palavras-chave:

Concreto Armado, Oscar Niemeyer, Brasília, Protagonismo Estrutural

Resumo

Terminada a estrutura a arquitetura já está presente, simples e bonita”. Assim o arquiteto Oscar Niemeyer descrevia as estruturas de concreto armado concebidas para dar forma à arquitetura de Brasília, uma arquitetura que nasce integrada à estrutura. O momento histórico no qual está inserida a criação de Brasília é um dos quatro momentos da arquitetura moderna brasileira em que é possível identificar o protagonismo da estrutura na composição formal da arquitetura. Nas edificações projetadas por Niemeyer na capital, a própria função define o sistema estrutural e esse por sua vez é responsável pela forma. Mesmo que posteriormente este corpo principal receba outros elementos, a estrutura definirá sua forma e o espaço arquitetônico. Além disso, a estética moderna explorada por Niemeyer está relacionada com a exploração das novas formas e possibilidades estéticas do concreto armado a partir de 1910, com Le Corbusier. Este trabalho explora, através de análises numéricas dos sistemas estruturais aplicados duas dessas obras, utilizando o software SAP2000, as relações dos sistemas estruturais com o resultado final na plástica arquitetônica, identificando o protagonismo da estrutura e a importância do concreto armado na concepção da arquitetura moderna brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Inojosa, UnB

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003), com mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2010) e doutorado pela Universidade de Brasília (2019). Atuou como chefe do Departamento de Edificações - DEDI, da NOVACAP - Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, atualmente ocupa o cargo de Diretor do CEPLAN-UnB. Tem experiência acadêmica em Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia da Arquitetura, Estruturas e Representação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, projeto, sistema estrutural, estrutura de concreto, desenho técnico e BIM - Building Information Modeling. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT-UnB).

Márcio Buzar, UnB

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1994), Mestrado (1996) e Doutorado (2004) em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília. É professor Associado 3 da Universidade de Brasília onde também atuou como Coordenador do PPG-FAU-UnB. Tem experiência na área de Engenharia Civil com diversos projetos realizados de estruturas de aço e concreto armado. Atua no programa de Pós-Graduação da FAU-UnB nas áreas de tecnologia da construção e sistemas estruturais, dando ênfase ao estudo de novos materiais como concreto translúcido, concreto leve, concreto colorido, desenvolve trabalho sobre o uso de resíduo da construção RCD e EPS. Na área de estrutura investiga a integração dos projetos de estrutura e arquitetura visando uma concepção estrutural compartilhada. investiga também o sistema estrutural na Obra de Oscar Niemeyer com vários trabalhos publicados nesse tema, mais recentemente tem se dedicado ao estudo sustentabilidade na construção e computação gráfica aplicada às estruturas. Também orienta trabalhos na área de Patologia das Construções. Na engenharia tem formação em mecânica das estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural de edifícios, análise plástica limite, elementos finitos. Também Coordena o Núcleo de Sistemas Estruturais e Tecnologia da Construção. Foi, em 2018, diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal / DER-DF e Diretor de Edificações da NOVACAP de 2015 a 2017.

João Pantoja, UnB

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1991). Mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (2003). Doutor na área de Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC (2012). Pós-doutor em Estruturas pela Universidade do Porto-FEUP (2018). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no Departamento de Tecnologia no Distrito Federal. Têm experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Análise Estrutural, Projeto de Estruturas Métalicas e de Madeira , Projeto de Estruturas de Concreto Armado e Protendido, Projeto de Alvenaria Estrutural, Otimização, Análise de Confiabilidade e Patologia e Recuperação de Estruturas. Atuação como professor e orientador no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU) da Universidade de Brasília (UnB) nas áreas de Patologia das Estruturas, Análise de Estruturas Existentes, Tipologia dos Materiais e Arquiteturas Topológicas.

Referências

ANDRADE, Rogério Pontes. Matrizes Tectônicas da Arquitetura Moderna Brasileira 1940 – 1960. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Orientadora: Sylvia Ficher. Brasília, 2016.

CARDOZO, Joaquim. A construção de Brasília. Rede de Ideias – s.d.

INOJOSA, Leonardo da Silveira Pirillo. O Sistema Estrutural na Obra de Oscar Niemeyer. Dissertação de Mestrado submetida à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração Tecnologia. Brasília, 2010.

INOJOSA, Leonardo da Silveira Pirillo. O Protagonismo da Estrutura na Concepção da Arquitetura Moderna Brasileira. Tese de Doutorado submetida à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração Tecnologia. Brasília, 2019.

KISS, Paulo. De um Mestre para Outro. Revista Thechne, nº 154. Janeiro de 2010. Acessado em 27/05/2019. (http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/154/artigo285789-1.aspx).

LE CORBUSIER. Por uma Arquitetura. Série estudos, 5ª edição. Editora Perspectiva, São Paulo, 1998.

MOREIRA, André Luiz Andrade. A Estrutura do Palácio da Justiça em Brasília: Aspectos Históricos, Científicos e Tecnológicos de Projeto, Execução, Intervenções e Proposta de Estratégias para Manutenção. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2007.

MÜLLER, Fábio. Catedral de Brasília, 1958-70: Redução e Redenção; in: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v. 10, n. 11, p. 9-33, Belo Horizonte, MG, 2003.

NIEMEYER, Oscar. Minha Arquitetura. Editora Revan, 2000, 3ª edição, Rio de janeiro, Dezembro de 2000.

PORTO, Cláudia Estrela. As Formas Estruturais na Arquitetura de Brasília: Uma Saga Tecnológica. Paranoá eletrônico 4, Volume 9, 23 de Abril de 2007. Acessado em 29/11/2017. (http://www.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/paranoa.htm). ISSN 1679-094.

SABBAG, Haifa Y. ... e Fez-se a Obra. De Concreto e Emoção. Revista AU, Editora PINI, ano 3, n. 15, p. 43-55, São Paulo, SP, 1987.

SALVATORI, Mario. Por que os Edifícios Ficam de Pé: a Força da Arquitetura. 2ª edição, Editora WMF Martins Fontes. São Paulo, 2011.

SANTANA. Geraldo. Joaquim Cardozo 1897-1978 – O Engenheiro da Poesia. Revista AU, Editora PINI, São Paulo, SP, 1998.

SANTOS, Roberto Eustaáquio dos. A Armação do Concreto no Brasil: História da difusão da tecnologia do concreto armado e da construção de sua hegemonia. Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação: “Conhecimento e Inclusão Social”, da Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, MG. 2008.

TELLES, Pedro Carlos Silva. História da Engenharia no Brasil. Século XX. Ed. Clavero, Rio de Janeiro, RJ, 1994.

TELLES, Pedro Carlos da Silva. Notáveis empreendimentos da engenharia no Brasil. Rio de Janeiro, LTC, 2017.

UNDERWOOD, David. Oscar Niemeyer e o Modernismo de Formas Livres no Brasil. Cosac & Naify, São Paulo, SP, 2003.

WOLF, José. Voos e Vãos. Revista AU, Editora PINI, ano 3, n. 15, p. 15-23, São Paulo, SP, 1987.

Vista lateral da fachada do Palácio do Planalto com destaque para as colunas de concreto estilizadas

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-11