Deterioração do concreto em estações de tratamento de esgoto: caracterização do processo e meios de mitigação

Autores

  • Andressa Gobbi Universidade Federal do Paraná
  • João Henrique Sandri
  • Emanuel Araújo Universidade Federal do Paraná
  • Ana Paula Capraro Universidade Federal do Paraná
  • Juarez Hoppe Filho Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Marcelo Henrique Farias de Medeiros Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

ácido sulfúrico biogênico, corrosão, concreto armado, durabilidade

Resumo

No Brasil, apesar de 80,8% do esgoto coletado ser tratado, menos da metade da população em quase todas as regiões do país é atendida pelo serviço de tratamento de esgoto. Ademais, estruturas de concreto em estações de tratamento de esgoto estão sujeitas a um ambiente altamente agressivo, o ácido sulfúrico biogênico presente é muito corrosivo e pode reduzir a vida útil das estruturas e aumentar os custos de manutenção. Este artigo aborda a degradação do concreto em Estações de Tratamento de Esgoto, descrevendo os processos envolvidos e apresentando os parâmetros de influência e medidas para minimizar os efeitos. Embora a legislação brasileira tenha estabelecido metas para melhorar o acesso à água potável e aumentar a coleta e tratamento de esgoto, ainda é necessário investir em estudos para compreender melhor os efeitos da degradação do concreto e desenvolver formas de mitigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto. Rio de Janeiro, 2014. 238p.

CARDOSO, J. C.; ANJOS, J. C. S. Inspeção em estação de tratamento de esgoto: estudo de caso de deterioração do concreto armado. Trabalho Final de Curso, Universidade Federal do Paraná, 2022.

GODINHO, J. P.; MEDEIROS, M. H. F. Influência de cristalizantes e cinza volante na durabilidade de concreto exposto ao ataque externo por ácido sulfúrico biogênico em um reator UASB de uma ETE. REVISTA DAE, v. 70, p. 153-166, 2022.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Diagnóstico Temático: Serviços de Água e Esgoto (ano de referência 2021). Brasília, 2022.

STANASZEK-TOMAL, E.; FIERTAK, M. Biological Corrosion in The Sewage System and The Sewage. Procedia Engineering, vol. 161, p. 116 – 120, 2016.

Downloads

Publicado

2023-06-23