Edição 100 - Viabilidade econômica de longarina pré-moldada protendida com aço CP-210 RB para obras de artes especiais

Título

Viabilidade econômica de longarina pré-moldada protendida com aço CP-210 RB para obras de artes especiais

Autores

GABRIEL MOREIRA MIGLIORE – Professor Mestre

ANGELO RUBENS MIGLIORE JUNIOR – Professor Doutor
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB

GUILHERME ARIS PASRSEKIAN – Professor Doutor
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Palavras-Chave

:concreto protendido, OAE, pontes, viga pré-moldada, CP-210.

Resumo

Neste artigo são apresentados os resultados de dimensionamento de longarina isostática com armadura passiva e armadura ativa com uso de aço CP-190 RB e CP-210 RB, com protensão completa e limitada. Também são apresentados os resultados de comparação de custos de execução dessas vigas pré-moldadas para OAE. Foram determinadas linhas de tendência com os custos de produção de longarinas para pontes rodoviárias classe 450, com tabuleiro de comprimento de 20 a 35 m. Foi determinado, que para comprimentos maiores que 22 m, se torna economicamente viável
o uso de longarinas pré-moldadas protendidas, com uso do novo aço brasileiro CP-210 RB. Foi constatado que o custo de ancoragem representa 15% a 20% do custo de produção de longarina
protendida, sendo este percentual, para os casos com protensão completa, maior que o custo dos serviços de concreto e de forma.
O custo relativo de ancoragem diminui com o aumento do comprimento do tabuleiro

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