Edição 104 - Design e implementação do whitetopping na restauração de rodovias

Título

Design e implementação do whitetopping na restauração de rodovias

Autores

RAFAEL ELER DE SOUZA – Mestre em Engenharia de Materiais

SEBASTIANA LUIZA BRAGANÇA LANA – PhD em Engenharia de Materiais

GILBERTO HENRIQUE T. ÁLVARES DA SILVA – Doutor em Ciências
Seleção e Análise de Materiais, Rede Temática de Materiais – REDEMA

Palavras-Chave

whitetopping, concreto, pavimentação, rodovias, recuperação.

Resumo

As rodovias brasileiras são responsáveis por 96% do transporte de passageiros, 62% do transporte de cargas e necessitam de pavimentação de alta durabilidade e baixo custo de manutenção, capazes de suportar o tráfego intenso, pesado e repetitivo. Um dos métodos que reduz os custos da conservação de pavimentos, pois elimina tanto os custos de remover a antiga pavimentação asfáltica quanto os de construir uma nova base, é mundialmente conhecido como whitetopping, que se vale da grande resistência à compressão e à abrasão do concreto para ampliar a sobrevida das vias, com a mínima manutenção.
Numa extensa revisão bibliográfica discute-se os tipos, o dimensionamento e as principais inovações deste método de pavimentação e conclui-se que a melhor performance deste revestimento foi alcançada com a aplicação com painéis de lajes com 1.83 m x 1.83 m (6 pés x 6 pés), de forma a diminuir as tensões das rodas sobre a pavimentação e o risco da falha por fadiga. 

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