Edição 106 - Recuperação de Estruturas 010

Título

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E DE AUTOCICATRIZAÇÃO DE BIOCONCRETO PRODUZIDO COM BACILLUS SUBTILIS

Autores

MARIANA ZAKRZEVSKI , ANDRÉ L. SOKOLOVSKI , JULIA K. DE RÉ , GABRIEL F. NESTOR , SUELEN C. VANZETTO

Palavras-Chave

bioconcreto, carbonato de cálcio, bacillus subtilis, autocicatrização.

Resumo


A fissura é uma manifestação patológica muito comum em edificações. Haja vista, o bioconcreto vem sendo estudado para minimizar e corrigir tal empecilho, a fim de reduzir intervenções externas na estrutura.
Essa alternativa utiliza do metabolismo de bactérias para a produção de carbonato de cálcio, substância responsável pela vedação de fissuras. O trabalho desenvolvido utilizou de Bacillus subtilis para a confecção do bioconcreto, onde foi analisada a eficiência da mesma quando encapsulada em partículas de argila expandida. A moldagem dos corpos de prova sucedeu conforme os traços de referência, com argila expandida e argila com bactérias encapsuladas. O concreto contendo bactérias apresentou
grandes melhorias na resistência à compressão quando comparado ao concreto confeccionado somente com argila expandida, praticamente igualando seus resultados ao concreto de referência.
Também foi possível identificar uma possível presença de carbonato de cálcio em fissuras do concreto e no interior da argila expandida, manifestando o processo de autocicatrização.

Acessar PDF