Edição 107 - Concreto em Brasília 002

Título

DA CONCHA AO TEMPLO – O CONCRETO COMO AGENTE DE CULTURA NO ESTÁDIO DE BRASÍLIA

Autores

MONICA AGUIAR; MARCOS FAVERO

Palavras-Chave

concreto, Brasília, estádio, monumento, templo

Resumo

Por meio da análise dos projetos para o Estádio de Brasília, o objetivo desse artigo é examinar o concreto como agente de cultura, o potencial das edificações como depositárias de história, bem como os processos pelos quais adquirem conformação simbólica. Partindo do projeto inicial de Oscar Niemeyer, em 1961, e considerando os demais projetos que o sucederam até o projeto que deu origem ao estádio em sua forma atual, o artigo busca analisar a construção do estádio como fato de cultura em uma cidade que, a partir de 1987, inicia um processo de tombamento como patrimônio histórico. A condição de monumentalidade deliberada do estádio, a partir de sua vinculação com os princípios niemeyerianos materializados nos palácios da cidade, cumpre o papel de fixar em sua arquitetura o discurso de Brasília como cidade monumento, que passa a possuir um templo dedicado a um dos deuses do futebol brasileiro.

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