Edição 108 - Estudo de dosagem, uso de fibras e cuidados executivos para diferentes aplicações dos concretos de consistência seca

Título

PROPOSTA PARA DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE RESISTÊNCIA AO FOGO EM ALVENARIA ESTRUTURAL QUANTO À ISOLAÇÃO TÉRMICA

Autores

LEAL, Cleber Eduardo Fernandes; MEDEIROS, Wallison Angelim; PARSEKIAN, Guilherme Aris; MORENO JÚNIOR, Armando Lopes

Palavras-Chave

alvenaria estrutural, tempo de resistência ao fogo, isolação térmica.

Resumo

A normalização nacional ainda não contempla procedimentos de cálculo para determinação do Tempo de Resistência ao Fogo (TRF) em paredes de alvenaria estrutural no que se refere à isolação térmica.
Contudo, a aplicação direta de normas estrangeiras, sem prévia análise de compatibilidade às
construções brasileiras, pode originar métodos não seguros. Neste trabalho, investigou-se a
aplicação do Método ACI/TMS 216.1 a resultados obtidos em ensaios nacionais e propôs-se, como sugestão para futura Parte 4 da ABNT NBR 16868, um procedimento simplificado de cálculo. Ao todo, 12 ensaios foram investigados, detalhando-se características da disposição das unidades, das paredes em si e dos revestimentos.
Os resultados experimentais foram comparados com os calculados e as situações relevantes foram analisadas. Em função dos poucos ensaios existentes e das diferenças associadas aos materiais e práticas construtivas adotadas internacionalmente, adaptações a favor da segurança foram realizadas, culminando em uma proposta coerente com os resultados obtidos para verificação da alvenaria estrutural com blocos de concreto em um contexto nacional.

Acessar PDF