Edição 114 - Construções de Concreto na Era Digital
Título
Confiabilidade de lajes de edifício em alvenaria estrutural na ocorrência de remoção de uma parede
Autor
FELIPE, Túlio Raunyr Cândido; TEIXEIRA, Laís Moraes; SILVA, Ítalo Gusmão; SOUZA, Hugo Leonardo Ribeiro Baptista de; KOELLER, William Macedo; NASCIMENTO, Rafael Nunes do; SANTOS, José Costa; BECK, André Teófilo;
Palavras-chave
alvenaria estrutural, análise probabilística, confiabilidade estrutural, danos acidentais
Resumo
Em edifícios de alvenaria, a remoção de uma parede estrutural para aumentar ambientes sem a autorização do responsável técnico pelo projeto, ou de um engenheiro civil com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica, aumenta a probabilidade de ocorrência de danos acidentais com graves
consequências para a estrutura do edifício.
Portanto, surge uma grande preocupação à respeito da ocorrência deste problema, o qual
envolve riscos à vida humana, assim como prejuízos financeiros à sociedade. Neste sentido, o
presente artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia para mensurar a probabilidade de falha de lajes na ocorrência de remoção de uma parede. Para tal, emprega-se a Teoria de Charneiras Plásticas para determinar os momentos de plastificação para as configurações de ruína de laje simplesmente apoiada e laje apoiada com uma borda livre. A equação de estado limite é escrita em função do momento de plastificação e do momento resistente da seção transversal. As análises probabilísticas são realizadas por meio do método de simulação de Monte Carlo, com número de simulação igual a 107.
Verificou-se que no estágio íntegro (sem remoção de parede), todas as lajes do pavimento tipo em estudo estão com probabilidade de falha aceitável (menores que 10-4).
Por outro lado, na ocorrência de remoção de parede, o valor da probabilidade de falha condicional resulta na unidade, ou seja, confiabilidade nula.