Edição 116 - Mudanças climáticas
Título
Discussão sobre recomendações adicionais na ABNT NBR 6118:2023 para projeto de estruturas de concreto em ambiente de severa agressividade (respingos de maré)
Autor
JOSÉ DO PATROCÍNIO FIGUEIRÔA
Resumo
O presente artigo é fruto do entusiasmo e admiração pela leitura do livro do profess or norueguês Odd E. Gjørv, descrito e analisado mais adiante, cujos conhecimentos representam um pass o muito grande para o enfrentamento de problemas de ataque por corrosão severa por cloretos de partes da estrutura sujeitas a respingos de maré. Nos últimos anos, no exercício da atividade de projeto de estruturas de pontes, apareceram casos de ataque por corrosão severa em trechos de elementos de apoio, tipo tubulão ou estaca de grande diâmetro, em várias obras.
Esses casos acontecem, repetidamente, quando as pontes estão situadas atravessando um rio apoucos quilômetros de distância do mar, de tal forma que os elementos afetados estão sujeitos a respingo de maré.
Além da implicação direta na segurança da obra, o process o de deterioração acentuada cobra uma intervenção de recuperação de custo muito elevado. É preciso considerar que é provável que apareçam muitas pontes ao longo da costa brasileira, em situação semelhante, condenadas a sofrer as mesmas consequências.
Vê-se que, em geral, apesar de os projetos terem sido feitos dentro dos parâmetros recomendados pela noss a ABNT NBR 6118, carecem de tratamentos e informações adicionais com relação à difusividade de cloretos como: a influência do tipo de cimento, do cobrimento e a da temperatura de cura e do entorno da obra.
Palavras-chave
cimento com adições minerais,concreto sujeito à respingos de maré, ataque por corrosão severa por cloretos.