Edição 118 - Materiais não convencionais na construção civil
Título
Aspectos do túnel imerso Santos-Guarujá
Autores
MARCOS ANTONIO PEREIRA DE GODOY, TARCÍSIO BARRETO CELESTINO, RENE KUIPER, SELMO CHAPIRA KUPERMAN
Resumo
Apresentam-se alguns aspectos técnicos do primeiro túnel imerso projetado no Brasil, interligando-se as cidades de Santos e Guarujá, sob o canal do Porto de Santos. O túnel possui cerca de 1.500 m
de extensão e seu trecho central, projetado como Túnel Imerso, possui 870 m, sendo composto por seis elementos subdivididos em sete segmentos. O traçado do túnel atende a gabarito de navegação definido pelas Autoridades Portuárias (largura: 220 m; altura: 21 m).
A seção transversal do túnel (largura: 37,06 m; altura: 10,7 m) abrange três células, duas para tráfego rodoviário (três faixas cada), além da central com galeria superior (utilidades) e inferior (pedestres e ciclistas). Destacam-se as soluções inovadoras, resultantes do aperfeiçoamento da tecnologia de imersão, a qual foi criada para a construção de túneis localizados principalmente sobre topo rochoso profundo em estuários e áreas portuárias.
Palavras-chave:túnel imerso, doca seca, modelo biela e tirante.