A pré-fabricação no projeto da UERJ:

o papel das redes de socialização na implementação de um processo construtivo.

Autores

  • Monica Aguiar Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Palavras-chave:

Pré-fabricação; concreto; redes de socialização; revistas especializadas; UERJ.

Resumo

Por meio da análise do debate veiculado em revistas especializadas, esse artigo procura situar a pré-fabricação no contexto de interconexão das ideias que permearam as discussões técnicas no Brasil a partir da década de 1960, sob o impacto da inauguração de Brasília.  Abordando as publicações sobre o concreto e a pré-fabricação durante as décadas de 1960-70 – e trazendo como um dos exemplos de seu desdobramento o projeto da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, elaborado pelos arquitetos Flávio Marinho Rego e Luiz Paulo Conde – é possível perceber que a pré-fabricação em concreto foi um tema recorrente no período analisado, tanto no meio técnico brasileiro quanto internacional. Mais do que a potência da técnica inerente à pré-fabricação propriamente dita, enfatiza-se aqui sua vinculação a um determinado contexto histórico e socioeconômico, que se mostra claramente articulado em redes de socialização no mundo da construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Aguiar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Doutora em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, na linha de pesquisa emHistória da Arte e da Arquitetura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2023). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1981) , Pós-Graduação em Tecnologias no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014) e Mestrado em Arquitetura nalinha de pesquisa Teoria e História do Projeto, pela mesma instituição (2018). É professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 2012 e no curso deEngenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 2021. Participa do projeto de pesquisa Arquitetura carioca anos 60/70: razão tectônica e construção, pelo Programa de Pós-Graduação emArquitetura e Urbanismo dessa universidade. Atua profissionalmente no escritório técnico Justino Vieira Monica Aguiar Projetos Estruturais s/c, desde 1983.

Referências

AGUIAR, M. Arquitetura Carioca nas décadas de 1960-70: Articulações em redes de socialização. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2023. Tese de Doutorado.

HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo. 1: Racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012, 40,141,228.

HABERMAS, J. Teoria do Agir Comunicativo. 2: Sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012, 225, 228,721.

REGO, F. M. Respostas ao Inquérito Nacional de Arquitetura. In: JORNAL DO BRASIL. Inquérito Nacional de Arquitetura. Janeiro a março de 1961. Biblioteca Nacional, Hemeroteca Digital. Disponivel em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=030015_08&pasta=ano%20196&pesq=Inqu%C3%A9rito%20Nacional%20de%20Arquitetura&pagfis=14763>.

SMITH, C. R. In South America: After Corbu, what´s happening? Progressive Architecture. New York, Ed. 09, September, p. 140-161, 1966.

Publicado

2023-12-12