Primeiro Campus no Brasil da WPP: Edificação sustentável na esfera da transformação criativa

Autores

  • Daniela Gutstein UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Larissa Queiroz Henz Cassol Pré-fabricados
  • Luis André Tomazoni Cassol Pré-fabricados

Palavras-chave:

estrutura pré-fabricada, BIM, painel, painel arquitetônico, construção industrializada

Resumo

O emprego de sistemas estruturais de concreto pré-fabricado tem sido cada vez maior nos empreendimentos onde a rapidez construtiva, qualidade e racionalização dos processos são premissas principais. A obra do primeiro Campus no Brasil da WPP, concilia um projeto de arquitetura, com sistemas construtivos e estruturais pré-fabricados em concreto, aliados às necessidades de sustentabilidade e de inovações funcionais e estéticas idealizados pelos projetistas e proprietário. Este artigo tem como objetivo apresentar as principais características do empreendimento, bem como os principais desafios solucionados durante as fases da obra, com a finalidade de atender aos requisitos de segurança e arquitetura. Também são apresentados a solução de fachadas arquitetônicas em painéis pré-fabricados e os usos do BIM durante as fases da obra. Dentre outras conclusões, evidencia-se ao final do trabalho a aplicabilidade de sistemas construtivos pré-fabricados em concepções estruturais de grande versatilidade, funcionalidade e apelo arquitetônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Gutstein, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Daniela Gutstein possui doutorado e mestrado em Engenharia Civil, área de concentração Estruturas, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSC. É graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor Adjunto do Departamento da Construção Civil da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, desde 2017. Foi bolsista de graduação pelo Programa Especial de Treinamento (PET/ECV/UFSC), bolsista de doutorado CNPq e participou de projeto de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), coordenado pela Tractebel Energia e GAP/UFSC. Possui experiência de 16 anos em projetos de estruturas de empreendimentos hidrelétricos, totalizando 25 anos de experiência profissional. Atuou de 2011 a 2016 como professora das disciplinas de especialização: Normalização em Concreto Pré-fabricado e de Concreto Pré-fabricado, de Cursos de Pós-Graduação do Instituto de Luca Daher (IDD). É coautora do capítulo Concreto Pré-fabricado em Concreto: Ciência e Tecnologia (publicado pelo IBRACON em 2022, bem como de capítulos do livro ABNT NBR9062:2017 - Comentários e Exemplos, publicado em 2022 pelo Comitê Técnico CT-304 do Ibracon, ABCIC e ABECE. Tem trabalhado atualmente na área de projeto de estruturas de concreto, concreto pré-fabricado, modelagem da informação (BIM), segurança de barragens, obras hidráulicas e normalização destas estruturas. Atuou na elaboração de normas técnicas da ABNT e de forma mais ativa na coordenação e secretaria de normas de concreto pré-moldado no período de 2003 a 2015. É membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), do Comitê de Pré-fabricados do Ibracon (CT-304), do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), o qual representa no Comitê técnico A (Aspectos Computacionais de Análise e Projeto de Barragens) junto à Comissão Internacional de Grandes Barragens (International Comission on Large Dams - ICOLD). É também membro associado técnico da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC).

Luis André Tomazoni, Cassol Pré-fabricados

Grande expertise em construção industrializada, com foco em inovação e padronização de processos. Vasta experiência em planejamento e execução de estruturas pré-fabricadas de concreto.
Desenvoltura e capacidade técnica na geração e desenvolvimento de novos negócios e fidelização de clientes.

Publicado

2023-12-12