Incorporação de fibras de polipropileno comercial e reciclado em concretos permeáveis para pavimentação

Autores

  • Alessandra Buss Tessaro FURG
  • João Pedro da Silva Viana
  • Ingrid Telles Moraes
  • Tchaylon Gross Dalpiaz
  • Daniela Goulart Ramires
  • Júlio César Pinto Oliveira

Palavras-chave:

concreto permeável; concreto drenante; infiltração em solo; fibras de polipropileno.

Resumo

O estudo analisou o impacto da adição de fibras no desempenho do concreto permeável. O traço referência colorido foi mais eficaz. No entanto, a inclusão de fibras, tendeu a diminuir a resistência à compressão. Isso resultou em aglomerados e pontos de fragilidade, especialmente no concreto com fibra reciclada. Na compressão diametral, corpos de prova com fibras apresentaram aproximadamente 80% da resistência do concreto referência, destacando-se o concreto colorido com fibra reciclada. Na tração na flexão, a adição de fibras representou uma melhoria significativa, com o concreto com fibra comercial obtendo o melhor desempenho. O concreto com fibra reciclada demonstrou um aumento de 90% em resistência. Quanto à taxa de infiltração, o traço com fibra reciclada mostrou um desempenho superior, apesar da aglomeração das fibras. Esses resultados destacam a eficácia do uso de fibras no concreto permeável, enfatizando a importância de considerações específicas na adição para otimizar o desempenho do material.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONICELLI, A.; GIUSTOZZI, F; CRISPINO, M.. Experimental study on the effects of fine sand addition on differentially compacted pervious concrete. Construction and Building Materials, v. 91, p.102-110, 2015.

GUIMARÃES, Diego; SILVA FILHO, Luiz C. P. da; PACHECO, Alexandre R. Pisos industriais em concreto armado: determinação de teores ótimos de fibras de aço e polipropileno em ensaios mecânicos. In: IBRACON, 2011, Florianópolis - SC. Anais do 53˚ Congresso Brasileiro do Concreto. Porto Alegre - RS, 2011.

KAKOOEI, S.; AKIL, H.M.; JAMSHIDI, M.; ROUHI, J. The effects of polypropylene fibers on the properties of reinforced concrete structures. Construction and Building Materials, v. 27, p. 73 – 77, 2012.

LUCENA, Júlio César Tavares de. Concreto reforçado com fibras de polipropileno: estudo de caso para aplicação em painel alveolar de parede fina. 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

PILS, S. E. et al. Concretos drenantes: estudo de dosagem e adição de fibras de polipropileno. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, v. 12, p. 101-121, 2019.

Publicado

2024-04-09