APLICAÇÃO E CONTROLE TECNOLÓGICO DE PAVIMENTOS DE CONCRETO

Autores

Palavras-chave:

pavimento de concreto; procedimento de execução; controle tecnológico

Resumo

O controle tecnológico da obra é importante para a garantia dos requisitos de desempenho do concreto, tanto no estado fresco quanto no endurecido. É o controle tecnológico que fornece subsídios para a avaliação da qualidade da obra e pode indicar causas de patologias que eventualmente possam ocorrer.

O controle tecnológico é iniciado com a aquisição dos materiais, escolhendo fornecedores idôneos e capacitado para atender às exigências das obras.

 Os materiais deverão ser ensaiados em laboratório e preferencialmente atender ao que especifica as Normas Técnicas.

Com a definição dos fornecedores das matérias primas, as dosagens de concretos serão ensaiadas em laboratório e comprovada a sua eficiência em campo.

Este artigo vai mostrar o procedimento de execução e controle tecnológico do concreto para pavimentos rígidos rodoviários e urbanos baseado em normas da ABNT e DNIT (DNER). Serão fixadas as condições gerais e os métodos construtivos e tecnológicos para a execução de pavimentos de concreto com cimento Portland, tanto do Concreto Compactado a Rolo – CCR como do Concreto Simples – CS, por processos mecânicos em estradas, aeródromos, vias urbanas, pátios de estacionamento, etc.

Os ensaios dos materiais para a elaboração das dosagens devem ser realizados e amostras representativas extraídas de materiais destinados ao estudo dos traços de concreto.

Nesta fase devem ser realizados os ensaios constantes nas normas da ABNT.

Cimento Portland – ABNT NBR 16697:2018;

Agregados (miúdos e graúdos) – ABNT NBR 7211:2022;

Água – ABNT NBR 15900:2005;

Aditivo – ABNT NBR 11768:2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-04-09