Vantagens do controle da desforma de paredes de concreto pelo método da maturidade

Estudo de caso

Autores

  • Caio Farto Farinacio DESEK
  • Eduardo Issamu Funahashi Jr.
  • Luís Borin
  • Luís Henrique Cione Borin
  • Roberto J. Falcão Bauer
  • Fabio Doudek Magalhães

Palavras-chave:

Método da maturidade, Paredes de concreto, controle tecnológico

Resumo

O método da maturidade pode ser empregado no controle de desforma em paredes de concreto, proporcionando vantagens na construção civil. Baseado no monitoramento da temperatura do concreto, o método permite estimar a resistência sem ensaios destrutivos. O emprego do método em uma edificação em São Paulo evidenciou sua eficácia, sendo possível também ajustar a dosagem do concreto, reduzindo o consumo de cimento sem afetar a resistência. As resistências estimadas pelo método foram superiores às obtidas por ensaios de corpos de prova. Houve também uma notável redução de custo com o concreto e nas emissões de CO2 associadas à produção do cimento. Assim, o método da maturidade se mostra sendo uma ferramenta valiosa para otimizar o processo construtivo, ao mesmo tempo em que pode contribuir para a otimização de recursos e sustentabilidade ambiental da construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16055 - Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações - Requisitos e procedimentos. ABNT, 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738 - Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. ABNT, 2015.

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. C 1074 - Standard Practice for Estimating Concrete Strength by the Maturity Method. ASTM, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655 - Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação - Procedimento. ABNT, 2022.

SAUL, A. G. A. Principles underlying the steam curing of concrete at atmospheric pressure. Magazine of Concrete Research, 1951.

Publicado

2024-08-01