Reforço estrutural do barramento principal da usina hidrelétrica Risoleta Neves

Autores

  • Larissa Xavier Gmaia

Palavras-chave:

Barramento, reforço de barragem, barragem, UHE

Resumo

O presente artigo visa apresentar as diretrizes gerais de projeto, analise e execução utilizados no dimensionamento, verificações de estabilidade, carregamentos e métodos de cálculo das estruturas de reforço do barramento principal da usina hidrelétrica Risoleta Neves, localizada entre os municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais.  

Descrevemos condições para a correta execução do projeto executivo, assim como o bom desempenho e durabilidade das estruturas, sempre considerando os aspectos de segurança, confiabilidade e economia. 

O barramento principal é composto por fechamentos das margens esquerda e direita, vertedouro e tomada d’água em concreto compactado a rolo, com juntas de contração. A metodologia construtiva utilizada será de concreto armado, no qual serão executados blocos de concretos com a finalidade de reforçar estruturalmente 

A construtora gmaia segue sendo referência no mercado para realização precisa dessa atividade complexa, contando com profissionais qualificados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-12-12