Edição 105 - Concretos Especiais - 008
Título
ANÁLISE NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DE VIGAS DE CONCRETO REFORÇADO COM BARRAS E FIBRAS DE AÇO
Autores
MARCELA GIMENES; OSVALDO L.MANZOLI; CARLOS E. JAVARONI; EDUARDO A. RODRIGUES
Palavras-Chave
fibras de aço, ensaio de flexão em vigas, método dos elementos finitos, aderência.
Resumo
Para avaliar a contribuição das fibras no comportamento mecânico do concreto reforçado, vigas com armadura convencional e híbrida (acrescida de fibras) foram ensaiadas experimentalmente em ensaios de flexão.
Definidas as curvas experimentais, essas mesmas vigas foram ensaiadas numericamente mediante uma análise computacional baseada no Método dos Elementos Finitos, considerando xplicitamente os efeitos provenientes da perda de aderência entre a fibra e o concreto. A consideração da perda de aderência é uma característica fundamental no modelo numérico para a predição da capacidade resistente de pico e residual, bem como das deformações correspondentes.
As respostas numéricas e experimentais apresentaram uma boa compatibilidade, indicando que a técnica de modelagem pode ser aplicada na análise de estruturas de concreto fibroso. Verificou-se que além de uma ruptura mais dúctil e da diminuição na armadura longitudinal necessária, a adição de fibras também contribuiu na resistência aos esforços cortantes, podendo atuar como substituta dos estribos em vigas.