Desafios e práticas adotadas na execução de blocos de fundação de grandes volumes no Brasil

Autores

  • Abrahão Bernardo Rohden Fundação Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

concretos de grandes volumes, bloco de fundação, calor de hidratação, edifícios altos

Resumo

A construção de edifícios altos muitas vezes demanda por blocos de fundações de grande volume. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento das principais práticas de execução de blocos de fundação de grandes dimensões, abordando as etapas que envolvem esta execução. Para isso elaborou-se um questionário estruturado que foi aplicado com os engenheiros responsáveis das obras que utilizaram blocos de grandes dimensões. A pesquisa foi aplicada em quatro obras de edifícios altos construídos em Balneário Camboriú/SC. A pesquisa contempla dois edifícios que já ocuparam a condição de mais altos do Brasil. Como resultados identificou-se que o uso de gelo, aditivos retardadores de hidratação bem como o uso de paredes diafragma estão entre as principais práticas utilizadas nas obras de blocos de grande volume.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SALUM, Paula de Lima et al. Estudos prévios para execução de bloco de coroamento de grande volume. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 56, 2014. Natal. Anais. Florianópolis, 2014.

SANTOS, Maria Eduarda Corbella. Elaboração de roteiro para execução de blocos de fundação de grandes dimensões. Trabalho de Conclusão de Curso. Engenharia Civil. FURB. Blumenau/SC. 2016.

VILLANOVA, Luis Henrique Bueno. Council on Tall Buildings and Urban Habitat. Yachthouse por Pininfarina Tower 2. Balneário Camboriú. Disponível em <https://www.skyscrapercenter.com/building/yachthouse-by-pininfarina-tower-2/16126> Acesso em 15/11/2022.

Downloads

Publicado

2023-03-30